HISTÓRIA DA ISA


Albert F. Sperry

A ISA oficialmente nasceu como "Instrument Society of America" em 28 de abril de 1945, em Pittsburgh, na Pennsylvania - USA (Estados Unidos). A nova Sociedade se desenvolveu a partir da vontade de 18 Sociedades locais já existentes, em formar uma organização nacional. Esta foi a idéia mãe de Richard Rimbach da "Instruments Publishing Company". Rimbach é reconhecido como o fundador da ISA.

A instrumentação industrial que se tornou amplamente utilizada durante a 2ª Grande Guerra, continuou a desempenhar um papel cada vez maior após a guerra. Pessoas como Rimbach e outros envolvidos na indústria enxergaram a necessidade de compartilhar a informação sobre instrumentos em escala nacional, assim como gerar as normas para padronização. A ISA se ocupava disto.

Albert F. Sperry Presidente da Panelit Corporation, tornou-se o primeiro presidente da ISA em 1946. Neste mesmo ano, a Sociedade realizou seu primeiro Congresso e Exposição em Pittsburgh. A primeira norma, RP 5.1 " Simbologia para Fluxograma de Instrumentação, surgiu em 1949 e o primeiro periódico, que por fim se tornou o que hoje é a revista Intech, foi publicado em 1954.

Nos anos seguintes a entidade continuou a expandir seus produtos e serviços, aumentando o tamanho e o escopo de atividades da ISA " Congresso e Exposição, desenvolvendo simpósios, oferecendo desenvolvimento profissional e treinamento, acrescentando as Divisões Técnicas, e até mesmo produzindo filmes sobre medição e controle.

O total de Membros (associados) cresceu de 900 no ano de 1946 para 6.900 em 1953 e 22.752 em 1977. Hoje o total de Membros é de 39.000 distribuídos em mais de 110 paises. Em função da expansão internacional das atividades da ISA e do fato que sua atuação se estendeu além da Instrumentação, no outono do ano 2000, o Conselho de Delegados da Sociedade aprovou a alteração do nome oficial da entidade para "ISA - The Instrumentation, Systems, and Automation Society".

A sede da ISA encontra-se instalada na Carolina do Norte " USA (Estados Unidos) e, atualmente, está dividida em 14 Distritos. No âmbito geral, a Sociedade tem o seu Presidente Mundial e um Vice-Presidente para cada um dos 14 Distritos. Os Distritos, por sua vez, agregam Seções de Profissionais ou de Estudantes, que são as unidades operacionais da ISA com abrangência regional.